PUBLICAÇÕES

AGENDA DA GESTANTE

Esta agenda foi elaborada para ajudar na compreensão dos acontecimentos durante a gestação. É preciso reconhecer as mudanças para vivê-las de forma plena e saudável, com alegria e prazer. Nesse período, é muito importante aumentar seus conhecimentos sobre higiene, alimentação, saúde e cuidados especiais que devem ser tomados, além, é claro, de conhecer seus direitos como gestante e futura mãe.

DENGUE: A CAÇA AO MOSQUITO!

A dengue é uma doença que pode e deve ser evitada. Em formato de quadrinhos, tem por objetivo alertar a população infantojuvenil a entrar nessa luta. O livro traz informações sobre a doença, o mosquito transmissor, e seu ciclo de vida,além de como combater os focos e montar uma armadilha feita de garrafa PET para capturar o mosquito da dengue.

DENGUE: ENTRE NESSA LUTA VOCÊ TAMBÉM!

A dengue é uma doença que pode e deve ser evitada. É necessário acabarmos com os criadouros desse mosquito, espalhados pela cidade: um dever de todos. Este livro, elaborado para alertar a população adulta, traz informações sobre a doença, o mosquito transmissor e seu ciclo de vida, além de como combater os focos e muito mais! Entre nessa luta você também!

AEDES AEGYPTI: ENTRE NESSA LUTA VOCÊ TAMBÉM!

O Aedes aegypti transmite os vírus que podemos e devemos evitar. E isso é possível se toda a população combater os inúmeros criadouros que se encontram espalhados pela cidade. Afi nal de contas, é nesses criadouros que o mosquito encontra condições para se reproduzir durante o ano todo. Acabar com os criadouros é dever de todos: população e governantes. Todos devem estar comprometidos com nossas cidades, escolas e casas.

ALZHEIMER – UM LEMBRETE PARA A VIDA

Esta obra auxilia no entendimento dessa patologia que abrange grande parte dos nossos idosos. Como detectar? Tratar? Orientar? Procurar ajuda e o principal, terem uma qualidade de vida melhor.

DEPRESSÃO – É POSSÍVEL VENCÊ-LA. ENTENDA

Sempre há dúvidas no diagnóstico dessa patologia. A família exerce grande ajuda nas decisões do depressivo, entenda, ajude-o.

AUTISMO – VAMOS EXPLORAR JUNTOS ESSE UNIVERSO

Uma forma lúdica de entender um dos mais comuns transtornos. Como ajudá-los, entendê-los e prepará-los para uma nova etapa onde a família é fundamental.

TRANSTORNOS BIPOLARES – TRANSTORNOS DAS MANIAS E DEPRESSÕES

“Ser ou não ser, eis a questão”. Momentos de alegrias ou tristeza, depressão, irritação? Esse transtorno requer cuidados, aprenda a entendê-lo.

TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO – POR DENTRO DO TOC

A prisão das manias, comportamento repetitivo, medo, excessos, supertições. Como lidar com o toc?

ESQUIZOFRENIA – ENTENDA ESSE TRANSTORNO

Caracterizada pela perda de contato com a realidade, um mundo silencioso. Tratamentos, auxílios, sintomas iniciais, como tratá-los?

KIT VER E CRESCER

O Kit “Ver e Crescer” é um material didático educativo, composto por nove lâminas que ilustram todo o período gestacional, possibilitando à gestante o acompanhamento e o desenvolvimento do bebê.

Foi criado com o objetivo de informar à gestante, de maneira técnica e didática, sobre a formação e o desenvolvimento do seu filho, facilitando a comunicação com o profissional médico durante todo o período gestacional. O conteúdo de suas lâminas é de fácil compreensão, autoexplicativo, buscando exteorizar, de forma ilustrativa, todo o processo gestacional e suas caracteristicas.

Para os profissionais médicos, o Kit “Ver Crescer”, em sua abordagem, proporciona uma conversa mais humanizada com temas que eventualmente não seriam objeto de discussão numa consulta de rotina. O Kit “Ver Crescer” pode ser utilizado em consultórios, hospitais, escolas de saúde e também em atividades que envolvam a ação de grupos educativos voltados à orientação e acompanhamento gestacional.

Foi realizado um estudo e avaliação através do programa implantado pelo Ministério da Saúde, denominado Estratégia de Saúde da Família, supervisionado pela Dra. Anatália Lopes de Oliveira Basile, coordenadora do Programa Parto Seguro à Mãe Paulistana e também, pelo Dr. Newton Tomio Miyashita, Ginecologista e Obstetra, membro do Comitê de Aleitamento Materno na FEBRASGO e pela enfermeira Valéria Kely Vieira, enfermeira obstetra do Programa Parto Seguro à Mãe Paulistana.